Páginas

quarta-feira, 22 de março de 2017

Santa Catarina defende produtos do agronegócio do Estado no Ministério da Agricultura

O governador Raimundo Colombo (PSD), o deputado estadual Gelson Merisio (PSD), ex-presidente da Alesc, e o secretário estadual da Agricultura, Moacir Sopelsa (PMDB), se reuniram com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PMDB) para defender a produção agropecuária e o controle de qualidade de Santa Catarina nas criações de suínos e frangos do estado. Na reunião desta quarta-feira, a missão mais urgente é evitar que os produtos catarinenses fiquem bloqueados para exportações: hoje, a produção catarinense chega a 120 países e não há nenhum fiscal catarinense envolvido na denúncia do Polícia Federal dentro da Operação Carne Fraca.

A carne de frango é o principal produto das exportações do Estado, com 47% da produção catarinense de frango destinada para o mercado externo. A carne de porco é o terceiro principal produto das exportações, Santa Catarina sendo também o maior exportador de carne suína do país, com quase 40% das exportações brasileiras do produto. Números que mostram o tamanho e a importância do agronegócio catarinense.

“Temos muito trabalho pela frente para recuperar a confiança do mercado. A confiança que o nosso produtor merece, pelo produto de qualidade que faz em seu dia a dia. Santa Catarina é um Estado diferente e vai conseguir mostrar isso ao mundo”, completou o deputado Gelson Merisio.

O estado atende compradores como Japão, China e Rússia e está com negociações avançadas para abertura dos mercados da Coreia do Sul e de Taiwan para a carne suína catarinense. A rápida resposta das lideranças políticas busca minimizar impactos nessas negociações para a abertura de novos mercados.

O ministro Blairo Maggi afirmou que o governo federal está trabalhando com total transparência na divulgação de informações aos mercados internacionais. Ele informou também que muitos países já estão voltando atrás e suspendendo qualquer tipo de restrições que haviam feito, na medida em que as informações estão sendo repassadas e a situação é esclarecida. É o caso do governo do Japão, que decidiu limitar seu bloqueio de importações aos frigoríficos investigados pela Operação Carne Fraca.

Nenhum comentário: