Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Lideranças eleitas fazem reunião histórica em Taió

Novos eleitos fazem pacto para melhorar o entendimento político

Uma reunião na noite de terça-feira, 18/10 selou um pacto entre os grupos políticos, no município de Taió. De um lado o prefeito e o vice-prefeito eleito para a gestão 2017-2020, Almir Reni Guski (PSDB) e o vereador Horst Alexandre Purnhagen (PMDB), além dos vereadores, Klaus Dieter Diel e Aroldo Peixer Junior, o Peixinho do PMDB e Dudu Poffo e Jaci de Liz do PSDB. Do outro, os vereadores eleitos pela coligação Agora é a Vez de todos, Ademir Valle, o Biro e Tiago Maestri do PSD, Jair Alberto das Neves, o Jinho e Joel Macoppi do PP, o vereador Valdecir João da Cruz, o Capilé do PR foi representado pelo presidente do partido, Paulinho Uhlmann e José Gilmar Nasatto, qe foi candidato a vice-prefeito. A reunião aconteceu no escritório da empresa HGE, cujo proprietário é o presidente municipal do PP, Richard Heidrich. A iniciativa partiu do grupo dos cinco vereadores eleitos pelo PSD, PP e PR e teve como principal objetivo promover um entendimento e uma pauta coletiva entre os próximos eleitos.
 
A apresentação de uma carta de intenções ao futuro prefeito e vice do município de Taió pelos vereadores de oposição, motivou o encontro. O coordenador político das bancadas do PSD, PP e PR, José Gilmar Nasatto, ao abrir a reunião, destacou a importância da iniciativa e o gesto dos eleitos em aceitar o convite. “Além do caráter histórico do gesto dos vereadores de oposição, pela iniciativa em promover o encontro, a ideia para os próximos quatro anos, já tendo o acordo para o rodízio dos presidentes da Câmara, é fazer uma gestão moderna, eficaz e transparente, primando, sobretudo, pela economia. É fazer uma oposição firme, ética e fiscalizadora, trabalhando para o desenvolvimento de Taió e o bem- estar de seus cidadãos”.

O presidente do PR, Paulinho Uhlmann disse que a intenção é manter uma harmonia entre os nove vereadores e encontrar a melhor forma de contribuir com o município. “A gente tem a proposta de fazer economia na Câmara com uma gestão transparente, eficiente e queremos que o grupo que vai administrar o município, reconheça o empenho e valorize os vereadores por isso. Fiquei muito feliz com o time de vereadores eleitos, todo mundo se conhece, e podemos manter essa boa harmonia por muito tempo”, completou Paulinho.   

Horst Alexandre Purnhagen disse que a administração pretende ouvir de forma igualitária os vereadores. “Penso que precisamos se reunir com frequência, com todos os vereadores, de oposição e situação. Atender de forma igualitária para evitar desentendimentos e brigas desnecessárias”. O futuro vice-prefeito avaliou que será difícil administrar a cidade, pela queda na arrecadação e o comprometimento financeiro da prefeitura. Por isso, destacou que será imprescindível a transparência e uma melhora no atendimento da população. “Toda pessoa deve ter acesso às informações dos gastos e investimentos do município. Não temos vontade de esconder nada de ninguém. Também não vamos conseguir resolver todos os problemas, mas precisamos dos vereadores para melhorar o que for preciso, o município de Taió merece isso”, disse Alexandre.

O prefeito eleito, Almir Guski, demostrou que tem interesse de fazer uma gestão em sintonia com a Câmara, pois as mudanças necessárias precisam do apoio dos parlamentares e classificou que seu governo será “vereadorista”. “Estamos vivendo um novo tempo. Todos vocês fizeram promessas durante a campanha, e não estão só na mente das pessoas, estão no plano de governo, nos celulares. Nós prometemos nos auxiliar e fazer as coisas com transparência, não tenho ambição política, não serei deputado e vou querer ser um bom prefeito.”

Guski disse que não terá problemas em ser fiscalizado e que é preciso fazer um pacto pela cidade, elogiou a ideia de continuar fazendo economia da Câmara para que esses recursos sejam investidos no município. Ele citou a trabalho feito em 2015 e 2016. “Vocês são prova de que é possível, fizeram sobrar, então dá para fazer e melhorar. Eu gostaria que o legislativo fizesse a sua parte e também participasse da decisão de onde serão investidos esses recursos”. Almir também pontuou algumas prioridades, como a reformulação da lei do calçamento, melhorias no atendimento na área da saúde e sugeriu que os atuais vereadores acompanhem a votação do orçamento na Câmara de Vereadores. “Vou exigir trabalho e honestidade ao extremo, todos me conhecem e eu não tenho dúvidas que esse grupo vai mudar a história política do município de Taió”, completou.

Outra questão de consenso entre os dois grupos, será analisar os projetos de lei e propostas enviadas à Câmara com antecedência para que todas as dúvidas sejam sanadas antes de irem para votação. Os vereadores eleitos também estão empenhados em fazer pedidos para as emendas aos deputados federais e estaduais, para que investimentos e obras possam ser incluídos no orçamento para os próximos anos. Outra ideia compartilhada é a aquisição de uma ambulância para atendimento do Pronto Atendimento Municipal, que poderá ser licitada no inicio de 2017. Nas próximas semanas, os vereadores eleitos farão nova reunião para tratar sobre a transição e melhorias que poderão ser implementadas na Câmara.

Nenhum comentário: