Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Saúde reflete caos político na administração em Rio do Campo




Adversários históricos nas últimas seis eleições presidências, PT e PSDB resolveram se aliar para vencer as eleições municipais de 2012 em Rio do Campo. O PMDB local, claro, participou dos acertos e compôs com os outros dois partidos para ganhar a prefeitura do grupo do ex-prefeito Duda (PSD-PP). Além das dificuldades ideológicas, as disputas por espaços entre secretários, assessores e diretores são constantes. A lógica é simples, se o prefeito Rodrigo Preiss do PT fizer um bom governo, a reeleição seria um caminho natural, o que deixaria PSDB e PMDB de coadjuvantes por mais quatro anos. 

O reflexo desse imbróglio político pode ser notado na Secretaria Municipal de Saúde, na cota do PMDB local. Veículos com situação precária e com documentação vencida, motoristas denunciados por assédio, obras paralisadas e secretário exonerado por fazer politicagem com dinheiro público. Alceu Chitz foi exonerado do cargo na semana passada. O motivo foi uma ação do Ministério Público que comprovou os abusos. O secretário, para homenagear o correligionário deputado federal Rogério Mendonça Peninha, colocou na placa do veiculo da saúde, o número eleitoral 1510. O mesmo usado por Peninha no santinho. 

Um acidente com uma ambulância desvendou outra displicência na administração de Rio do Campo. O veículo foi apreendido pela Polícia Militar Rodoviária depois de se envolver em um acidente e estava com a documentação atrasada. “Um absurdo, uma ambulância, que está o tempo todo na estrada, que transporta pessoas, sem a documentação em dia”, disse o vereador Jonny Machado (PP). Ele e os vereadores Raimundo Waldrich (PSD), Valmir Saquetti (PSD) e Adilson Kulkamp (PP), fizeram uma vistoria, onde lamentaram o atraso em três obras, destas, duas ampliações e uma construção do de Posto de Saúde. As unidades estavam sendo construídas nas localidades de Taiozinho, Serra Mirador e Ribeirão da Prata. A conclusão estava prevista para o fim de 2014, mas a empresa que executava os serviços abandonou as obras.  Os recursos do Governo federal totalizam R$ 709.565,87.

“Na localidade da Prata, ouvimos relatos de moradores de coisas absurdas que aconteceram naquela obra, fomos verificar e comprovamos que a empresa não tinha qualificação”, disse o vereador Valmir Saquetti (PSD).  Os vereadores também denunciaram o descaso com móveis adquiridos pela administração e que estão apodrecendo devido a infiltração por conta do telhado mal feito. 

Outro problema está na construção de uma Unidade de Saúde na localidade de Serra do Mirador. “Os próprios moradores da localidade chamam a obra de elefante branco, e de exagero”, comentou Adilson Kulkamp. Os parlamentares argumentam que a obra possui 26 repartições e vai beneficiar cerca de 60 famílias, enquanto o Posto de Saúde do Centro da cidade tem 18 repartições e atende todo o município



Em todas as obras os vereadores encontram rebocos de má qualidade, paredes fora do prumo, forros de PVC mal colocados, e infiltrações.

O que diz a Administração

Segundo o Secretário de Administração e Finanças, Jean Carlos Kulkamp a prefeitura moveu um processo administrativo e uma ação contra a empresa Luccatecc, por abandonar a obra e causar danos ao patrimônio, já que alguns móveis foram danificados com as infiltrações. Ele disse que a prefeitura vai pedir o ressarcimento e que pode entrar com ação judicial e colocar a empresa inidônea. Sobre a documentação atrasada do veículo de saúde, foi culpa do estagiário responsável pelo controle que extraviou os documentos.  O Secretário também confirmou que a exoneração de Alceu Chitz ocorreu após um processo administrativo sobre o caso do número 1510 da placa.




Nenhum comentário: