Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Brasil poderá ter 50 partidos políticos

A oficialização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e do Solidariedade, na última semana,  empolgou lideranças politicas que aguardam  na fila a criação de novos partidos políticos no Brasil. Hoje são 32 agremiações partidárias, outras 19 legendas aguardam a chancela do TSE para funcionar. Entre eles a Rede Sustentabilidade da presidenciável Marina Silva, o partido “Pai do Brasil” e a volta da Aliança Renovadora Nacional (Arena).  Outra sigla curiosa é a do PSPB, Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil.

Segundo a lei eleitoral, para que um partido seja criado, é preciso que seja recolhida a anuência de 0,5% dos votos à Câmara de Deputados na última eleição, o que corresponde aproximadamente 450 mil eleitores. Essa anuência deve ser recolhida em no mínimo nove estados brasileiros, sendo que nesses locais 0,1% dos eleitores deverão assinar o documento requisitando a criação da nova entidade partidária. A criação precisa passar pelo julgamento no plenário do TSE. Para disputar as eleições é necessária a homologação um ano antes.

Os partidos que aguardam registro: Aliança Renovadora Nacional (Arena), Novo, Partido dos Pensionistas, Aposentados e Idosos do Brasil (Pai do Brasil), Partido Cristão (PC), Partido Cristão Nacional (PCN), Partido Carismático Social (PCS), Partido do Desenvolvimento Nacional (PDN), Partido Democrata Progressista (PDP), Partido dos Estudantes (PE), Partido da Educação e Cidadania (PEC), Partido Federalista (PF), Partido Liberal Democrata (PLD), Partido da Liberdade Solidarista (PLS), Partido do Meio Ambiente (PMA), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Pacifista Brasileiro (PPB), Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB), Partido da Transformação Social (PTS) e Rede Sustentabilidade (REDE).

Os atuais partidos:

Sigla
Nome
Número
PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
15
PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO
14
PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA
12
PARTIDO DOS TRABALHADORES
13
DEMOCRATAS
25
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
65
PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
40
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
45
PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO
36
PARTIDO SOCIAL CRISTÃO
20
PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL
33
PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA
44
PARTIDO POPULAR SOCIALISTA
23
PARTIDO VERDE
43
PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL
70
PARTIDO PROGRESSISTA
11
PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO
16
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
21
PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO
28
PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE
31
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO
27
PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA
29
PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL
19
PARTIDO SOCIAL LIBERAL
17
PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO
10
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE
50
PARTIDO DA REPÚBLICA
22
PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO
55
PARTIDO PÁTRIA LIVRE
54
PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL
51
 PROS
PARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIAL
90
SD 
SOLIDARIEDADE
77

Nenhum comentário: