Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Carne com padrão internacional


Adinei com a primeira carga de bois das raças Hereford e Braford

O empresário Adinei Sandri também investe em outro setor do agronegócio. A criação de gado tipo “fórmula 1”, para os mercados e consumidores mais exigentes. Para conseguir chegar a um gado de qualidade, Sandri firmou intercâmbio com a Fazenda Mãe Rainha, que possui matrizes e touros premiados e classificados entre os melhores do país. O diferencial da Mãe Rainha é o pioneirismo em técnicas aliadas à alta tecnologia como a alta seleção genética dos animais e o melhoramento de campo nativo, o que a faz uma referência nacional na criação das raças Hereford e Braford.

Essas raças apresentaram maior ganho de peso e o melhor desempenho econômico na região de Coxilha Rica, em Lages, onde fica a fazenda. Isso foi o que motivou o empresário Taioense adquirir bovinos para serem criados na Fazenda Nono Belli, em Passo Manso. Um dos sócios da Fazenda Mãe Rainha, o advogado, Edson Riberio Colombo, filho do Governador Raimundo Colombo passou o último final de semana conferindo a evolução e adaptação das raças na Fazenda do Grupo Sandri. Colombo, também veio retribuir a visita ao amigo, Adinei Sandri. Delemar Macedo, veterinário da Pfizer e Marcos Antônio Ploncoski, veterinário da Eurofarma, amigos e criadores da região, também acompanharam a visitação em campo.
Nerlize e Adinei Sandri, Colombo e o empresário Rui Krenkel.

Fazenda Nono Belli está encrava na Serra Geral

Com a economia em crescimento, o Brasileiro está comendo melhor e exigindo produtos de melhor qualidade.  Porém há a constatação de que a produção de carne de primeira linha é insuficiente para atender a procura. “Se você investe na qualidade, ela te dá o retorno, porque na hora de vender o nosso boi, conseguimos em torno de 15% a mais, por causa da qualidade. As pessoas tem dinheiro pra comprar uma carne melhor, mas muitas vezes não temos o produto no mercado”, disse Adinei Sandri. O Rio Grande do Sul é a região do Brasil que produz carne de qualidade, além de alguns lugares no Paraná e a região alta de Santa Catarina. Podendo se igualar ao Uruguai e a Argentina, que produzem carnes de primeira linha. A Fazenda Nono Belli, está encravada na Serra Geral, e possui clima semelhante à região de Lages e o Rio Grande do Sul.

Criadores estão desenvolvendo programas em várias associações, para ter escala de produção e buscar esse mercado. “O Adinei acabou de vender um lote bois fórmula 1, em qualquer lugar do mundo será a melhor carne, em qualquer restaurante do planeta. Porém, ali tem poucas algumas picanhas, em uma churrascaria boa, vai tudo”, avaliou Edson Colombo. O empresário Lageano acredita que em boa parte de Santa Catarina e inclusive Taió, as raças Hereford e Braford são muito produtivas e consequentemente lucrativas.

“Essas raças crescem rápido, tem boa fertilidade, e as vacas dão terneiros de qualidade com grande precocidade para o abate. A melhor carne do mundo vem dessas raças Inglesas, junto com a Angus e a Devon”. Colombo acredita que até em pequenas propriedades, é possível criar bois com alta qualidade. Ele esteve recentemente na Nova Zelândia, que detém uma das mais altas produtividades do mundo, para avaliar os tipos de pastagens e tentar adaptar novas tecnologias em Santa Catarina.
Edson Colombo conferindo a nova geração de bois 

Em sua avaliação o problema enfrentado pelos criadores é que não existe uma tabela de preço definindo uma diferenciação de carne, na hora da venda para os frigoríficos. “Temos uma carne diferenciada e de altíssima qualidade, porém essa mercadoria de luxo ainda não é vendida com o diferencial que a caracteriza. Essa realidade vem mudando, mas está longe do potencial existente”, finalizou Colombo. 

Nenhum comentário: