Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vereadores discutem leis urbanas



Cerca de 130 vereadores e servidores de Câmara de Vereadores participaram da assembleia geral ordinária da União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi). O encontro aconteceu na manhã de sábado no auditório do Hotel Cayorá, em Presidente Getúlio. O deputado Aldo Schneider (PMDB) e o ex-deputado João Matos, além do prefeito de Presidente Getúlio, Nilson Francisco Stainsack (PP) marcaram presença na abertura. A presidenta da Câmara de Presidente Getúlio, Oriana Fillagranna (PP) e o Airton Ari Zonta (DEM) presidente da Ucavi comandaram o evento, que aprovou 10 moções.

Os participantes da assembléia assistiram à palestra “O Plano Diretor e a Legislação Complementar”, apresentada pela arquiteta e urbanista Cassandra Helena Faes. Na palestra a Arquiteta falou que a aprovação dos planos diretores municipais, contribuiu para o desenvolvimento sustentável das cidades, e que cada município deve aplicar leis adequadas conforme suas particularidades. “O mundo está cada vez mais globalizado, e se expande e se desenvolve de forma eficiente e competitiva”, disse Cassandra Helena Paes.

Ela explicou aos legisladores municipais, a importância de valorizar a proteção do meio ambiente e do desenvolvimento territorial sustentável.
A arquiteta relacionou que a rápida transformação que está ocorrendo nas cidades, beneficia interesses de especulação imobiliários, desrespeitando os interesses coletivos, “isso está causando danos irreversíveis na história do homem urbano e das cidades”, argumentou Cassandra.

Ela acredita que o panorama atual poderá ser controlado se houver a preservação do patrimônio natural e a integração de planos e instrumentos voltados para o desenvolvimento territorial ordenado. A Urbanista também detalhou alguns temas bastante discutidos no setor público, como o plano diretor e legislação complementar, instrumentos do estatuto das cidades e regularização fundiária. Ela também respondeu há vários questionamentos dos vereadores.

Nenhum comentário: