Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PR expulsa Nelson Goetten de Lima


Se estivesse exercendo a sua função como presidente estadual do PR, era muito provável que o ex-deputado Nelson Goetten de Lima estaria na primeira fila, acompanhado a presidenta Dilma Russeff (PT), na visita que fez ao estado na semana passada. Goetten continua detido no presídio de Itapema, acusado de se envolver num esquema de prostituição. O fato, é que Nelson tinha grande prestigio no Palácio do Planalto pela habilidade nas negociações políticas. No primeiro mandato, ainda pelo PP, ajudou a eleger Esperidião Amim governador. Quando se elegeu deputado estadual pelo PFL, foi um dos percussores da tríplice aliança que reconduziu Luiz Henrique (PMDB) ao mandato de governador.

Depois de se eleger deputado federal pelo PFL, ajudou a fundar o PR, e migrou para a base aliada do governo Lula, foi quando o PR ganhou o Ministério dos Transportes. Em Brasília, se manteve defensor do governo Petista e teve como missão organizar um único palanque para Dilma Russeff em Santa Catarina nas eleições de 2010. Foi uma das maiores frustrações do político, “eu achava que conseguiria unir o PP dos Amim, com o PT, não consegui”, disse ele em uma reunião partidária. Na sua estratégia, Ideli Salvatti deveria manter a candidatura para o Senado pelo PT, Ângela Amim pelo PP disputaria o governo do estado, com Cláudio Vignatti de vice. Vinha se mantendo nos bastidores, indicando cargos no governo federal e articulando as eleições municipais do ano que vem.
Mas com a prisão de Goetten e a grande exposição do caso na imprensa, o partido estava prestes a ruir no estado e principalmente no Alto Vale, seu reduto eleitoral. Lideranças nacionais de outros estados, exigiram da executiva nacional a expulsão do ex-deputado. A direção nacional tinha argumentos suficientes para fazer isso. O partido no estado de São Paulo usa como slogan: “PR o partido da Família”. Além disso, o programa nacional partidário transmitido em rede nacional na quinta-feira enfatizou os valores familiares e a importância da mulher no atual contexto político.
O partido se inspirou na bandeira de luta do senador Magno Malta, do Espírito Santo. Ele é o líder do PR no Senado e uma das lideranças mais expressiva da política nacional, também comandou a CPI da pedofilia. A reunião da Executiva Nacional aconteceu exclusivamente para tratar da desfiliação de Goetten do PR.

Na mesma reunião, a direção nacional formou uma nova executiva provisória no estado, coube ao vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes assumir a presidência definitiva do PR em Santa Catarina. A nova executiva ainda conta com: Ingo Butzke, (vice-prefeito de Joinville), Fernando Elias (ex-prefeito de São José), Dalto dos Reis (ex-prefeito de Blumenau), e Odilson de Lima (prefeito de Campo Erê), que fazem parte da nova executiva.

Nenhum comentário: