Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Morre ex-vereador de Taió



Prefeito Ademar Dalfovo e vereador Volnei Sandri estendem a bandeira do município.

O ex-vereador Victor Anderle, faleceu na madrugada de ontem em Taió. Segundo familiares, Anderle estava enfrentando o mal de Parkinson e sua saúde se fragilizou muito nos últimos anos, especialmente no início de abril, quando um câncer maligno na próstata se manifestou mais intensamente. Uma breve homenagem foi organizada pela Câmara de Vereadores no plenário Erna Heidrich, onde ele exerceu seu mandato de vereador e recebeu uma bandeira do município. Depois das homenagens, que aconteceu as 13h30 de ontem o corpo foi transladado para a capela mortuária Cristo Rei, onde receberá as últimas homenagens, com sepultamento.

O prefeito Ademar Dalfovo, decretou luto oficial por três dias, Dalfovo era prefeito na época em que Victor ocupava uma cadeira no parlamento municipal, “mesmo sendo um vereador de oposição, muitas vezes discordava dos colegas e votava pensando no bem do povo”, lamentou o prefeito. A ex-vereadora Miriam Purnhagen, falou emocionada ao lembrar-se da amizade fraterna, dos dois. O secretário Hugo Lembeck da SDR de Taió lembrou que foi vereador em Salete na mesma legislatura de Anderle. O presidente da Câmara, Volnei Sandri, lembrou da importância que tinha a família para o ex-vereador.

Victor Anderle foi um líder comunitário, destacando-se como torcedor do Cacique de Taió, do qual chegou a ser presidente. Era católico, tendo inclusive presidido a Comunidade da Paróquia Cristo-rei. A história política vem desde seu tempo de juventude, com os irmãos e pai, defensores do velho PSD e da Família Bertoli. Tentou uma eleição anterior, para vereador mas não consegui se eleger. Uma nova investida, atendendo o chamado de Harry Leopoldo Gomes, acabou sendo eleito para a 11ª Legislatura, entre os anos de 1989 a 1992. Foi nesta época que Victor Anderle fez história e deixou seu nome como um vereador de posição partidária inquestionável.

Era um parlamentar que raramente usava da palavra livre em tribuna, bem diferente de seus colegas: Nelson Goetten de Lima, Norberto Valentini, Erna Heidrich, Francisco de Assis Soares, Luiz Valle (Brizola), Pedro (Magro) André da Silva, Miriam Purnhagen, Wilson Vanelli, Venâncio Claudino e Joselino de Souza. A maior contribuição do vereador, Victor Anderle foi a escrever a Lei Orgânica de Taió.

Nenhum comentário: