Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vereadores mantêm acordo político


Acordo mantém rodízio na mesa diretora para abrigar os oito partidos da Câmara Municipal

Enquanto que na maioria dos parlamentos municipais a disputa pelo poder cria rusgas entre os vereadores, em Presidente Getúlio os parlamentares provam o contrario. Desde o inicio da atual legislatura, os vereadores cumprem um acordo para as eleições da mesa diretora do Poder Legislativo. A cidade tem a maior representatividade política da região, são nove vereadores para oito partidos políticos diferentes. A nova eleição ocorreu na segunda-feira, e elegeu a vereadora Oriana Filagrana (PP). O acordo pré estabelecido desde 2009, os vereadores se revezam por períodos alternados, hora a situação hora a oposição ao prefeito Nilson Francisco Stainsack (PP).

Mesmo tendo cinco vereadores do bloco de situação, o acordo prevê um mandado de pelo menos quatro meses para algum vereador de oposição. Foi o que aconteceu nos quatro primeiros meses deste ano. José Miguel Klug (PPS), do bloco de oposição foi eleito no final do ano passado e renunciou ao mandato no dia 25 do mês passado para assumir a vereadora de apoio ao prefeito. Assim, como prevê o regimento interno, os vereadores se reuniram para eleger a nova composição. As eleições na Câmara acontecem uma vez por ano. “Esse acordo é de forma inédita no município”, relata Claus Frech, Agente Legislativo da Câmara. Claus explica que no ano que vem, três vereadores devem assumir a presidência, “aqui vale a palavra empenhada, não há nada escrito”.

A nova presidenta permanece no comando até o final do ano. Complementam a Mesa Diretora, os seguintes vereadores: Vice-Presidente: Ademir Minich (PSB); 1º Secretário: Luiz Carlos Wilhelm (DEM); 2º Secretário: Paulo Moacir Oliani (PSDB). Em seu pronunciamento, a presidenta agradeceu à confiança depositada em sua pessoa e destacou que pretende exercer o cargo em clima de união e respeito mútuo, e para isso, pretende contar com o apoio de todo o grupo. Oriana é a segunda mulher a ocupar a presidência da Câmara em Presidente Getúlio. O ato foi prestigiado por sua mãe, Otília Fillagranna, suas irmãs Eliana Prachthauser e Silvana , o irmão Nestor, a diretora da APAE Ivanir Dal Ponte, a diretora da Escola Tancredo Neves Roselana Inês Sttolmeier Pandini, além de secretários, diretores municipais e a comunidade.

Nenhum comentário: