Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plano de carreira e estatuto dos servidores públicos vai ser aplicado em Rio do Sul.


O secretário de administração da prefeitura de Rio do Sul, José Thomé visitou o Instituto Municipal de Administração Pública e a Secretaria de Recursos Humanos (IMAP) da prefeitura municipal da cidade de Curitiba, capital do Paraná. O secretário foi acompanhado das servidoras Laiana Ossemer e Maristela Balbinot, onde foram recepcionados por diretores de programas e projetos das respectivas áreas.

A prefeitura de Curitiba conta hoje com cerca de 35 mil servidores efetivos que atendem uma população de mais de 1,7 milhão de habitantes e dispõe de um amplo plano de cargos e salários, além do programa de Contratos de Gestão. Este último que mais chamou a atenção dos riossulenses presentes. “Aqui a idéia de gestão para resultados é o programa principal. Se envolve todas as secretarias e fundações e é firmado um pacto de gestão estratégica dentro dos 12 meses do ano, com a fiscalização do legislativo.

O programa deve ser cumprido e tem um comitê que avalia as ações do pacto. Isso é muito bom, pois existe a obrigatoriedade de cumprimento das metas apresentadas no plano de governo, por exemplo.” Destaca Thomé, que acredita que em prefeituras de menor porte, se comparado as do Alto Vale, a possibilidade de implantação de tal dinâmica é ainda mais viável. “Somos em menor quantidade de servidores e secretarias. Estamos mais próximos das demandas existentes. Por isso fica mais fácil de se planejar, aplicar e fiscalizar”, ressalta.

Amplamente discutido no final do ano passado, o plano de carreira e o estatuto dos servidores públicos de Rio do Sul já é uma realidade e hoje se busca a sua efetiva aplicabilidade. O momento foi oportuno também para conhecer os cinco modelos de Planos de Cargos e Salários existentes na capital paranaense, atendendo de forma ampla os milhares de servidores. “A vida profissional do servidor está ligada a esses tipos de planejamentos e cabe a nós colocarmos em prática algo bom tanto para o servidor, quanto para a sociedade. Rio do Sul avançou neste sentido e fez valer uma proposta que até então era utilizada de forma política, simplesmente. Servidor trabalhando satisfeito é a população satisfeita com o bom atendimento”. Enaltece o Secretário de Administração.

Nenhum comentário: