Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O maior encontro dos legislativos do país


A XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) será aberta hoje às 20 horas, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O maior encontro dos legislativos no País segue até sexta-feira, com mais de 600 participantes confirmados. Reforma política, segurança pública, expectativas para o Brasil de amanhã, planejamento para a Copa do Mundo e o trabalho dos legislativos são alguns dos temas que estarão em debate.

O presidente da comissão organizadora, deputado Joares Ponticelli (PP), afirma que a conferência contribui para qualificar as ações individuais dos parlamentares por intermédio do debate de temas comuns. “Em 15 anos da Unale é a primeira vez que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina sedia a conferência nacional que vai debater temas de extrema relevância como a reforma política”, salientou Ponticelli. O encerramento ficará a cargo do Balé Bolshoi, de Joinville.

Amanhã será dedicado a palestras de personalidades como o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), sobre “Reformas e Perspectivas para o Brasil do Futuro”. O comentarista econômico Luis Nassif, introdutor do jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico no país, vai falar sobre o “Panorama Econômico e Político do Brasil”.


Copa do Mundo e reforma política

A Copa do Mundo foi incluída na conferência. Diante do atraso nos preparativos, o programa prevê um encontro entre os gestores da Copa com o grande responsável pelo sucesso do evento na África do Sul, Henry Grimbeek, gerente de projetos da Fifa. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), vai abordar “Segurança Pública e Planejamento para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016”. Reforma Política será o tema do presidente da Comissão de Reforma no Congresso Nacional, deputado federal Almeida Lima (PMDB). Ele vai falar sobre a importância de um novo modelo político-eleitoral no qual o cidadão seja o sujeito transformador. Em sua palestra, na sexta-feira, o desportista Lars Grael fará palestra de motivação. Após Grael, será realizada mesa-redonda com gestores estaduais da Copa de 2014 com Henry Grimbeek, sobre “Ações de planejamento”. Ao mesmo tempo será realizada assembleia para eleição da diretoria da Unale, gestão 2011/2012.


13 eventos em um

Simultaneamente acontecerão 13 eventos organizados pelo Parlamento do Sul (Parlasul), a Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral), a Associação de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Associação das Consultorias Legislativas (Anacol), Associação Nacional dos Procuradores das Assembleias Legislativas (Anpal), Associação do Parlamento Amazônico (Aspam), Federação dos Servidores dos Legislativos, Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), Federação das Associações Emancipalistas do Ceará (FAEC), Programa de Modernização e Integração do Legislativo (Interlegis), União Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judicária (Unataq), União das Polícias Legislativas (Unipol) e União de Parlamentares do Mercosul.

Nenhum comentário: