Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Empenho suspeito em Agrolândia


Vereadores do município de Agrolândia ficaram intrigados com um empenho do Fundo Municipal de Assistência Social de Agrolândia. No histórico do documento de empenho, 99/2011 costa “pela despesa empenhada no auxilio de óculos a pessoa carente do município de Agrolândia”. Tudo estaria certo se o credor não fosse Amarildo Michels, Secretário de Educação do município desde 20 de dezembro do ano passado. O valor do empenho é de R$ 470,00.

O vereador Gianfranco Christiano Mohr (PSDB), que faz parte do bloco de oposição ao prefeito disse estar preocupado, “se nós levarmos em conta que tem várias pessoas que nos abordam na rua, pedindo auxílio, nos surpreendeu saber que um secretário de governo, recebe um beneficio como pessoa carente”. Gianfranco diz que não é só pelo trabalho de vereador, que é de fiscalizar, mas pela cobrança da população. “Fica uma situação chata, e fica até difícil de dar uma resposta á comunidade”. Os vereadores de oposição solicitaram via requerimento, essa semana, a cópia da portaria de nomeação do secretário, o empenho, além disso, o laudo onde diz que ele é uma pessoa carente. A prefeitura tem 15 dias para responder á Câmara. “Eu entendo que carente é aquela que vive na família que ganha no máximo um salário mínimo”, argumentou o vereador.

Gianfranco disse que é dever e o trabalho dos vereadores fiscalizar o poder executivo, “essa situação mostra que estamos nos dedicando ao que nos foi confiado pelo voto do povo”. Ele diz que os vereadores vão esperar os dados para ter segurança e dar encaminhamento ao processo, “mas a intenção é protocolar a denúncia no Ministério Público com cópia ao Tribunal de Contas do Estado”. Os dados também podem ser vistos no portal da transparência do município. Mas o vereador diz que tem outra preocupação. Ao longo do ano, os requerimentos enviados ao município solicitando informações, retornam sem as respostas, “em todos os requerimentos a resposta tem vindo vazia, vaga, parece que estão tentando escondem alguns dados e temos que refazer o requerimento para novo pedido de informação”.

O secretário de Assistência Social do município, Guido Bauer, explica que para conceder benefícios, usa como critério um cadastro na secretaria. “Nem todos estão no cadastro, mas podem ser carentes e avaliamos conforme a necessidade”. Ele o também relatou que a maioria dos benefícios, é com medicação e normalmente e maioria dos atendimentos passa pelo crivo da assistência social.

O secretário de Educação Amarildo Michels disse a nossa reportagem que o auxilio que recebeu Já foi estornado, ouve um erro de comunicação. “Tenho outro valor que é uma diária onde fui á um congresso, mas está tudo certo”. Amarildo disse que os valores não seriam para ele, “houve um acidente de trabalho com uma pessoa que não queremos expor, e esse valor era para ser uma indenização, por que eu quebrei os meus óculos no trabalho, daí, saiu o empenho errado, isso foi devolvido”. Enquanto a publicação errada ele afirmou que o caso está no departamento o jurídico da prefeitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de ver este mesmo empenho nas na divulgação dos auxílio, para não haver a abordagem de pessoas carentes ao nossos vereadores, para que descaracterizes supostos agrados, já que este trabalho é obrigação e não favor. Gostaria de ver empenho nas verificações de irregularidades, quando se fala de outros auxílios como exemplo o auxilio de transporte publico que beneficia estudantes de universidades privada, que no entando, todos sabemos que muitos dos beneficiários além de não necessitarem de tal auxilio, também são funcionários públicos. Mas como se trata da oposição o empenho em verificar irregularidades é multiplicada por 100.