Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Colombo vai deixar o DEM


O governador Raimundo Colombo já decidiu que vai deixar o DEM. Ele já deu o ultimato ao Senador José Agripino, presidente nacional do partido. Colombo só não sairá se o Democrata se fundir com outro partido. “O que eu quero é um projeto para Santa Catarina e pro Brasil, eu acho que os partidos políticos estão se desmanchando. A crise não é no partido e sim no processo político”. Disse o governador.

As estimativas é que o PSD Catarinense nascerá maior que o DEM estadual, porque o governador trabalha para agregar à nova sigla quadros de outros partidos, como está acontecendo em outros Estados. O governador diz que deve haver uma mudança na pratica política e se não se pode mudar as leis, as práticas dependem dos próprios políticos. “A mudança da sigla não importa tanto quando a mudança da pratica política, essa é minha provocação”. Colombo diz que a criação de um novo partido serve como uma brecha para na legislação para mudar de partido.

“O partido novo é uma oportunidade, o DEM está em crise, e a legislação não permite que eu vá pra outro partido. Só tem a chance de mudar para um partido novo e não é fácil fazer um partido novo num país tão grande como o nosso, além das exigências da nossa lei”. O governador argumentou que é favorável a fusão do DEM com outro partido, “eu defendo neste momento a fusão, estou apostando que ela ocorra, com o PSDB ou o PPS, caso isso não aconteça é muito provável que eu vá para um partido novo, no caso o PSD, o único que tem”.

Em entrevista ao Jornal da CBN ontem o Senador José Agripino, presidente nacional do DEM disse que não tem dúvidas que a criação do PSD é uma manobra do Governo petista. “É uma movimentação do Palácio do Planalto que está induzindo aqueles que querem mudar de partido, criando uma janela, usando a criação de um partido novo”. A lei permite a mudança partidária, desde que seja para um partido novo, ficando como uma brecha na lei eleitoral. “Não há nenhuma dúvida, gente da base do governo vai pra esse PSD pra criar fato político e para o partido ter viabilidade, para que mais pessoas saiam da oposição e obedeçam ao Palácio do Planalto”.

Agripino está tentando de todas as maneiras manter o governador Raimundo Colombo no DEM, mas não encontrou argumentos para segurar o governador no partido. Se for confirmada a operação do PSD, a fusão do DEM com o PSDB entrará em pauta como única alternativa para a sobrevida dos parlamentares que não aderiram ao novo partido. “Nós do Democrata, vamos nos manter fieis ao povo que nos elegeu e se manter fiéis na oposição.” Sobre a fusão com o PSDB Agripino diz que para as eleição do ano que vem é impossível, “está no campo das especulações, e nas discussões, é demorado, mas precisamos fazer uma avaliação. É difícil, a maior dificuldade é acertar os problemas regionais” .

O processo de fusão é demorado, precisa acontecer antes do mês de setembro, para que os filiados ao partido novo possam disputar as eleições. Cinco vices governadores do DEM, entre eles o de São Paulo, Guilherme Afif, anunciaram que vão se filiar ao PSD. O governador do Amazonas, Omar Aziz, do PMN, também já confirmou que vai acompanhar o prefeito paulista, Gilberto Kassab, na nova legenda. Em Santa Catarina que é administrada pelo DEM, a grande maioria dos filiados deve acompanhar o Governado.

Nenhum comentário: