Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Câmara de Presidente Getúlio vai ter sede própria


Vereadora Oriana Filagrana (PP) disse que a Câmara deve ter um espaço para a comunidade usufruir

Ao tomar posse na presidência da Câmara de Presidente Getúlio a vereadora Oriana Filagrana (PP) lembrou que a primeira mulher a assumir o Poder Legislativo foi a vereadora Ivone Henschel Fiedler. Era fevereiro de 1983, quase três décadas depois Oriana é a segunda mulher na história política de Presidente Getúlio a assumir a presidência da Câmara. Foi a primeira vez que ela disputou uma eleição. Mas a relação com a política está na sua vida há muito tempo. Oriana é filha do quarto prefeito da cidade, Silvio Filagrana que governou o município entre 15.11.1964 a 31.01.1966. Também foi primeira dama por oito anos, entre 1997 á 2004.

A vereadora disse que quer priorizar em seu mandato, a divulgação de assuntos de interesse da comunidade, e que o Poder Legislativo precisa ser um fomentador desses temas. “A minha idéia é trazer temas e fatos democráticos, temos muitas dúvidas nas comunidades, como assuntos relacionados a saúde da mulher. Acho que o vereador precisa propiciar este espaço a sociedade, com assuntos que a comunidade queira”. Outro desafio da nova presidenta é iniciar as obras de construção da sede própria da Câmara. “Não temos sede própria, agora conseguimos colocar no Plano Pluri Anual (PPA), e no meu mandado quero pelo menos conseguir o terreno.”

Para a vereadora uma sede própria vai trazer economia ao município, “É muito importante, hoje a própria prefeitura aluga vários espaços, a câmara continua sendo alugada, o município esta se desenvolvendo e precisamos de uma estrutura melhor”. Ela acredita que uma sede estruturada vai poder oferecer serviços para comunidade, como um auditório, que não tem no município. A idéia é construir um auditório de pelo menos 150 lugares, que seria usado pelos vereadores nas sessões e em outros horários poderiam ser usados por todos os segmentos da comunidade. Os recursos, segundo a vereadora não seria problema, “estamos constantemente devolvendo dinheiro ao Poder Executivo, por isso não precisamos buscar recursos fora, bastaria usar de forma correta os seis por cento de repasse que é de direito do Poder Legislativo”.

Sobre a reforma política, a vereadora tem opinião formada, “eu continuo achando que a nossa lei, de todos os legisladores acaba dando brechas ao judiciário, temos que buscar o conhecimento e maior clareza, objetividade dentro das leis”. Para Oriana é isso que está faltando no senado e no congresso, há muitas interpretações e por isso precisa melhorar, “acho que a câmara de vereadores falha menos porque tem um universo menor de leis”. Outro ponto destacado pela vereadora é a grande quantidade de partidos, que na maioria funcionam como aluguel, “a democracia é linda, maravilhosa, mas como é ampla demais, não se tem como seguir uma regra e uma disciplina”. Oriana é favorável a pelo menos uma reeleição, “as pessoas têm muitos objetivos e o nosso próprio sistema engessa as ações, então todos têm que ter pelo menos uma reeleição pra continuar aquilo que planejou e não pode terminar. As vezes nem por vontade própria mais pela morosidade do sistema”. Destacou.

Oriana também agradeceu os vereadores pela confiança depositada, “chego como mulher e com muita boa vontade de fazer um bom trabalho.” Embora seja do mesmo partido do prefeito Nilson Francisco Stainsack ela destacou a importância de manter a independência entre os poderes. Sobre o futuro político ela disse que adorou ter disputado as eleições, “me criei num berço político e gosto muito de política, faz parte, do meu ser”. Finaliza.

Nenhum comentário: