Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

PSDB rachado em SC



A eleição do novo diretório que vai comandar o PSDB no estado ganhou novo capítulo. Na convenção estadual, que foi realizada no domingo em São José não se chegou a um acordo. Mesmo com apenas uma chapa inscrita, os dirigentes divergiram nos nomes para compor a comissão executiva que na prática, decide o presidente. Os convencionais só escolheram os membros do novo diretório.

A disputa pelo poder do ninho tucano está entre o atual presidente, Leonel Pavan e o deputado estadual, Marcos Vieira. Para o ex-governador Leonel Pavan, se manter a presidência do parido é questão de sobrevivência, já que está sem mandato. Já o deputado Marcos Vieira, lidera o grupo que pede mudanças na cúpula tucana. Por fora, o deputado Jorginho Mello, Marco Tebaldi e o senador Paulo Bauer não declararam abertamente o voto. Mas o grupo entende que só uma terceira alternativa poderia manter os lideres no mesmo ninho. Nos bastidores, especula-se uma manobra de dissidentes liderados por Jorginho Mello podem ingressar num outro partido, muito provável o novo PSD.

Durante todo o dia, membros do diretório eleito conversaram com o objetivo de chegar a um consenso, mas o diretório decidiu postergar a decisão para a próxima quarta-feira, às 14 horas, dando tempo aos membros para amadurecerem o assunto. Lideranças de todo o estado marcaram presença na convenção que foi aberta pelo presidente estadual do PSDB, Leonel Pavan e pelo secretário geral, Beto Martins.

O Diretório, eleito a cada dois anos, é formado por 105 membros efetivos e 35 suplentes, e responsável por traçar a linha político-parlamentar do Partido e pela escolha da executiva, entre outras funções. Na convenção também foi escolhida a nova executiva da Juventude estadual do PSDB. Com chapa única a executiva foi eleita por aclamação.

A votação para escolha do diretório estadual, através de voto direto e secreto, encerrou às 13 horas, com a eleição da chapa A Favor de Santa Catarina, única inscrita, que recebeu 369 votos. O novo diretório foi formado com base na participação de lideranças de diversos segmentos e de todas as regiões do estado. Junto com a nominata do diretório também foram eleitos os membros do Conselho Estadual de Ética e Disciplina e os delegados para a convenção nacional. Neste ano o PSDB catarinense elegeu 33 delegados titulares e 33 suplentes. A Convenção Nacional será em 29 de maio.

Nenhum comentário: