Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

PSDB escolhe executiva estadual


Sem conseguir chegar num consenso para evitar a disputa no voto, Leonel Pavan foi reeleito presidente do PSDB de Santa Catarina. O ex-governador também percebeu que não é mais unanimidade dentro do PSDB. Ele obteve 59 votos contra 43 do deputado Marcos Vieira. O resultado apertado foi resultado de uma disputa interna que fragilizou o partido no estado. A eleição da nova comissão executiva deveria ter acontecido na convenção realizada no dia 16 de abril. Divididos a dada foi adiada para o dia 20. O senador Paulo Bauer e o deputado estadual Gilmar Knaesel, considerados neutros no processo de escolha tentaram em vão articular um nome de consenso. Pavan até declinaria da disputa, mas Vieira não abriu mão. Na última hora, Pavan ofereceu os nomes do senador Paulo Bauer, do prefeito de Imbituba, Beto Martins e de Dalírio Beber que preside a Casan, nenhum deles foi aceito por Vieira.

A eleição teve 104 votantes, um nulo e um branco. A eleição para presidente durou três horas e ainda está sendo definida a composição do conselho fiscal e do restante da comissão executiva, formada pelo presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário geral, secretário, tesoureiro, tesoureiro adjunto, cinco vogais, o líder da bancada e cinco suplentes. O único cargo já definido, por aclamação, foi o primeiro vice-presidente, que será ocupado pelo prefeito de Imbituba, Beto Martins.

Em seguida, a reunião foi suspensa para a inscrição de candidaturas e reiniciada com a abertura de inscrições para manifestações, espaço utilizado pelo deputado estadual Gilmar Knaesel e pelo senador Paulo Bauer, que propôs como alternativa à falta de consenso o pedido à executiva nacional que indicasse uma comissão provisória. Após inscritos, os dois candidatos tiveram um espaço para apresentar sua candidatura aos presentes. Em seguida iniciou a votação com os membros efetivos do diretório estadual e posteriormente dos suplentes.

Após o anúncio do resultado da votação o deputado estadual Marcos Vieira discursou “me diga em qual armas pegar e qual trincheira ocupar porque também quero construir o PSDB de Santa Catarina”, afirmou Vieira. O presidente eleito, Leonel Pavan afirmou que “em momento algum eu e o Marcos nos agredimos”. Pavan discursou dizendo que não houve derrota e pediu a ajuda de Marcos Vieira para administrar o partido. “Mostramos a grandeza do nosso PSDB. Quem esteve aqui hoje não foi contra ninguém, foi a favor de um ou de outro. Isso tem que ser respeitado. Tanto hoje como no domingo fizemos uma festa, sorrimos e comemoramos com alegria”, concluiu Pavan.

Nenhum comentário: