Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Progressistas de olho em 2012


O deputado federal Esperidião Amim, chegou ontem ao Alto Vale do Itajaí onde participou da Festa Nacional da Cebola em Ituporanga. Na manhã de hoje ele se reúne com lideranças do partido em Rio do Sul. A tarde tem a agenda lotada, em Pouso Redondo, Mirim Doce, Taió, Rio do Campo e Santa Terezinha. A noite ele retorna a Rio do Sul, municípios da região de Ibirama também serão visitados. Nas reuniões o ex-governador pretende reestruturar o segundo maior partido do estado. Na região do Alto Vale, o partido de Amim tinha o seu maior reduto eleitoral. Mas a cada eleição, o partido foi minguando e na ultima eleição nem sequer lançou candidato na região. A situação é crítica também em Rio do Sul, onde nas eleições de 2008 o partido não lançou nenhum candidato.

O partido levou o maior desfalque em 2004, quando lideranças de peso deixaram o partido para ingressar no PFL, hoje Democratas. Fizeram parte da mudança, o deputado Nelson Goetten de Lima, o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, de Ituporanga Carlos Hoegen e dezenas de vereadores mais seis prefeitos na época. Mas essa migração não agradou muitos correligionários, que mantiveram a filiação. Como o irmão do ex-deputado, Francisco Goetten de Lima, o Chico. Ele está coordenando a reestruturação do partido em Rio do Sul. “O PP nunca deixou de existir, eu também nunca sai, e hoje eu me sinto feliz”, diz Chico.
Chico também é irmão de Jorge Goetten, que disputou a prefeitura de Rio do Sul em 2008 pelo PR, partido que é comandado no estado pelo ex-deputado Nelson Goetten, o irmão mais velho. “A política está no nosso sangue. Eu vejo como um erro estratégico, ele ter saído do partido, porque na verdade o PP construiu o projeto político no Nelson e construiu o projeto do Milton Hobus. Então essa ansiedade de crescer acabada sendo mais um projeto pessoal, do que um projeto político”.

Ele pretende ajudar a reestruturar o Partido Progressista na cidade que possui hoje mais de 1000 filiados. “Infelizmente a ideologia quase não existe, mas o partido está vivo e vamos reconstruir o projeto na região”. Embora o número de filiados seja considerável, Goetten explica que é necessário buscar uma participação efetiva, “Precisamos valorizar as lideranças internas e novos filiados”.

Um dos objetivos do encontro é analisar os problemas que o partido tem hoje, “temos que olhar a nossa casa, para fazer um projeto precisamos conhecer nossos problemas, deficiências”. Chico explica um novo diretório está sendo montado para a convenção programada para o dia 09 de abril. A intenção é participar efetivamente das eleições do ano que vem, seja com candidato a prefeito, ou só com vereadores coligados com outra sigla. “Hoje faz muita falta um vereador para nós, vamos fazer nossa parte, mas não vamos deixar de participar.

Nenhum comentário: