Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parlamento Jovem Brasileiro


Estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da rede pública, entre 16 e 22 anos, podem procurar a secretaria de sua escola para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011. O Programa, lançado no dia 24 de março deste ano na Câmara dos Deputados, em Brasília, proporciona aos alunos selecionados vivência do processo e do cotidiano do legislativo. Os novos jovens parlamentares, um total de 78 de todo o território nacional, serão conhecidos no dia 10 de agosto. Para se inscrever, o aluno deve preencher uma ficha de inscrição, anexar o Projeto de Lei de sua autoria e entregar estes documentos na secretaria da sua unidade escolar. Os responsáveis pela organização do Parlamento Jovem na Câmara é o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e a Coordenação de Relações Públicas (Corep).

Em Santa Catarina, os projetos de lei inscritos passam primeiro por uma pré-seleção das escolas e das Gerências Regionais de Educação (Gereds). Posteriormente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realiza outro processo seletivo e encaminha os melhores trabalhos ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), um dos parceiros do programa.Os alunos finalistas participarão, de 26 a 30 de setembro, da jornada de trabalho de deputados federais, apresentando suas propostas em plenária, os quais poderão até ser transformados em projetos de lei. Iniciado em 2004, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro foi idealizado pela Câmara dos Deputados implantado em parceria com o Consed e Secretarias Estaduais de Educação. O objetivo principal é promover a consciência política e a liderança entre alunos de 2º e 3º ano do ensino médio.

Câmara Jovem de Aurora

A Câmara de Vereadores de Aurora é um das únicas da região que possui um projeto semelhante: “Câmara Jovem Parlamentar”. Os jovens vereadores realizam sessão, discutem e aprovam projetos. Os estudantes tem se destacado, como o jovem parlamentar Emanuel Agran Klaumann de 16 anos. Ele cursa o segundo ano da escola Educação Básica Walter Probst do município de Aurora. No ano passado, Emanuel representou o estado de Santa Catarina na fase nacional em Brasília. Por sua atuação como Jovem Parlamentar, ele participa das sessões da Câmara de Vereadores onde utiliza a palavra livre para apresentar e discutir com os vereadores seus projetos e os anseios da sociedade.

Se engajou no projeto de uma rádio comunitária, projetos que trabalham na prevenção da saúde da população. Onde profissionais vão as escolas e as comunidades, exames de oftalmologistas para as crianças carentes do Município que apresentam dificuldades em sala de aula, homenagem aos alunos destaque da rede pública que apresentarem o melhor desenvolvimento durante o ano letivo. Além de outros projetos como o de incentivo ao esporte e de segurança no trânsito, com colocação de lombadas em pontos estratégicos.


Serviço:

Inscrições: até 20 de junho
Resultado: 10 de agosto
Jornada parlamentar: 26 a 30 de setembro
SED/SC: (48) 3221-6207/6208
Nas 36 Gerências Regionais de Educação
Nas 1.350 escolas da rede pública estadual

Nenhum comentário: