Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

José Thomé na administração


O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus (DEM), não esconde de ninguém que quer a qualquer custo fazer o sucessor. Já sondou vários empresários buscando o mesmo perfil empreendedor. Outra estratégia foi abrir mão da indicação de um nome do Democrata para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, apoiando Ítalo Goral do PMDB.

Com isso, fortaleceu o PMDB, que o apóia na administração, que tem também como vice, Garibaldi Ayroso. A nova cartada foi o convite ao vereador José Eduardo Rothbarth Thomé (PMDB) para assumir a Secretaria de Administração. A estratégia deve garantir a aliança do PMDB com o DEM nas próximas eleições. A indicação, também reforça o time de “prefeituráveis” em 2012.

O vereador vai substituir Vanderlei Petri, que deixou o cargo ao final do mês de março. A nomeação está confirmada para a próxima sexta-feira, 8. Thomé tem 25 anos, é corretor de imóveis e contabilista. Foi eleito vereador pelo PMDB em 2008 e ocupa o cargo de presidente Estadual da Juventude do partido de Santa Catarina. Antes de aceitar o convite, o vereador conversou com amigos, aliados e familiares. A sua preocupação era em relação ao cargo, já que foi eleito vereador.

Na Segunda - feira será a vez de conversar com os suplentes de vereador, a intenção é fazer um rodízio para oportunizar a todos a vaga deixada na Câmara. Ele deve participar, já na próxima semana, de reuniões no executivo para tomar conhecimento de detalhes da Secretaria de Administração. “Possuo experiência em empresas privadas da cidade, na área contábil e de gestão. Aceitei a função por se tratar de um desafio e conto com a colaboração dos servidores municipais nesta nova fase de minha vida”, comentou.

Thomé diz que a sua indicação é uma prova clara que o prefeito busca uma aproximação efetiva do PMDB dentro do governo. “Esta bem claro que o prefeito quer o PMDB próximo, o governo e os suplentes que ajudaram a eleger Milton, agora também terão a oportunidade de assumir como vereador”. Os suplentes devem assumir por um período de dois meses, com isso ele a acredita que o PMDB vai manter a aliança com o DEM. O vereador não escondeu a alegria da indicação, disse que o convite é um reconhecimento do seu trabalho na câmara, “falo com muita satisfação que sou o vereador com o maior número de projetos aprovados”. Foram 19 na atual legislatura, ontem encaminhou mais dois. Destacou o projeto que regulamentou a matéria de empreendedorismo na grade curricular das escolas. “Já faz parte da grade nas 38 unidades educacionais do município”.

O vereador vai assumir uma semana antes das comemorações de 80 anos do município, onde a prefeitura já programou uma série de inaugurações, “vamos assinar o convênio de pavimentação de 80 ruas”. Ele disse que as expectativas são ótimas, anunciou um novo concurso público, “o município tem deficiência de fiscais para aplicar o plano diretor, o projeto de caçamba coletora, não está sendo fiscalizado”. O projeto é de sua autoria. Thomé também justificou que existem muitos contratos temporários na rede de ensino, “precisamos efetivar o corpo docente na rede municipal”.

Garantiu que vai dar conta do recado, disse que a sua atuação na câmara o habilita a ocupar a função, “tenho respaldo, e dentro da secretaria vou ter a experiência administrativa no currículo, no meu histórico, quero deixar uma marca no legislativo, quero deixar nossa marca na administração”. Por isso quer a liberdade para poder aplicar o seu ritmo de trabalho.

“Não vou assumir para ser um boneco, vou fazer o máximo para que a sociedade possa se orgulhar do meu trabalho”. Sobre uma possível pré-candidatura a prefeito, ele disse que tanto o PMDB como o DEM tem bons nomes. “Cada um busca o seu espaço, eu busco o meu de forma natural, aproveitando as experiências públicas que estão me dando”. Disse que a experiência na secretaria mais próxima do prefeito Milton vai ser importante para sua vida pública, “vou aproveitar essa oportunidade e se isso acontecer tenho certeza que a população vai ter confiança no Thomé, esse é o legado que quero deixar”.

Nenhum comentário: