Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Deputados discutem saúde em Taió






Uma Audiência Pública na manhã de ontem, lotou as dependências da Câmara de Vereadores de Taió. A audiência foi conduzida pelo deputado estadual Volnei Morastoni (PT), que preside a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Participaram ainda os deputados, Jailson Lima da Silva (PT) e Jorge Teixeira (DEM) que também é membro da Comissão de Saúde da Alesc, os três também são médicos. A audiência serviu para esclarecer aos deputados, a atual situação do Hospital e Maternidade Dona Lizette, único hospital da cidade.

Diferente de outros hospitais de SC, a principal dificuldade é de acertar um convênio com o município. O Hospital atende pelo SUS, Unimed e particulares. Possui 48 leitos funcionando, mas não tem UTI adulta, nem pediátrica. A unidade hospitalar não possui médicos em sua folha de pagamento e esses profissionais são remunerados através de convênios. Também não existe sobreaviso de nenhuma especialidade. Como não possui Pronto Socorro, as emergências são atendidas no Pronto Atendimento (PA) mantido pela Prefeitura. Os casos de urgência são encaminhados para Lages (80 km) ou Rio do Sul (56 km).

A comissão de deputados está fazendo reuniões em várias regiões de Santa Catarina para averiguar a real situação do serviço de saúde, para depois diagnosticar os principais problemas. O deputado Volnei Morastoni disse que os problemas não estão só nos hospitais, e elogiou a estrutura do hospital de Taió. “A comunidade já fez boa parte do serviço aqui”. Ele disse que os assuntos levantados na audiência serão levados ao secretario estadual de saúde e ao governo do Estado. “Esperamos contribuir para acabar com a procissão das ambulâncias que sai do interior do estado para a capital”.

Para o deputado, Jorge Teixeira a audiência serviu para demonstrar como está assistência médica na cidade e na região que abrange seis municípios. “Constatamos que falta assistência médica. Falta pediatra, faltam algumas especialidades na área secundária”. Teixeira também argumentou que o município deveria colocar esses profissionais a serviço da comunidade. O deputado Jailson Lima, disse que foi importante a presença da população, com representatividade política, vereadores e lideranças. Ele elogiou a bela estrutura física do hospital e disse que é preciso evitar a locomoção de pacientes para outros lugares do estado. “A demanda existente nessa região acaba indo pra Rio do Sul, sobrecarregando o hospital de Rio do Sul, e muito também dessa demanda acaba sendo transferido para Florianópolis”. O deputado disse que a assembleia cumpre com seu papel.

Várias pessoas fizeram uso da palavra, opinando, relatando situações e contribuindo para o debate. Entre eles, Hugo Lembeck, Secretário de Desenvolvimento Regional de Taió, a vereadora Maria Clarice Gomes Mateucci, presidenta da Câmara de Vereadores, o Secretário Municipal de Saúde, Klaus Dieter Diel, a Presidente do Hospital e Maternidade Dona Lisette, Ursula Hosang. “Não existem problemas na administração, o nosso maior problema é a questão do pediatra, no município, que seja conveniado pelo SUS, porque as crianças que em Taió precisam ser atendidas pelo pediatra que seja conveniado com o município”. Finalizou a presidenta da entidade.

Nenhum comentário: