Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Vereadores defendem fumicultores


Os vereadores do Alto Vale do Itajaí, que fazem parte da Ucavi estiveram reunidos na tarde de sábado, 19 para mais uma assembléia ordinária. O tema principal foi o debate na questão da fumicultura, uma das culturas mais fortes da região. A palestra do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, agradou os vereadores e deputados presentes. Marcaram presenças, os deputados estaduais Aldo Schinaider (PMDB), Jailson Lima da Silva (PT) e Amauri Soares (PDT), que é natural de Imbuia. Além do secretário da SDR de Ituporanga, Adelmo Santana e do prefeito de Imbuia Antonio Oscar Laurindo (PP).

Romeu abordou a questão das duas consultas públicas da Anvisa e mostrou o que representa o setor fumageiro para Santa Catarina. Ele disse que hoje, cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem direta ou indiretamente da cadeia produtiva do fumo no Brasil. Só na área de produção são mais de um milhão de pessoas. A consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que elaborou normas técnicas que vão interferir na produção de tabaco. O impacto na cadeia produtiva vai ser drástico. “Nós temos um temor muito grande porque vai tirar o trabalho e a renda de milhares de pessoas”.

Schneider diz que a Afubra foi a entidade que mais se movimentou contra a aprovação a ratificação da convenção. A entidade e outros órgãos que representam pedem a suspensão imediata das consultas publicas, 112 e 117 da Anvisa. “Nós acompanhamos isso há muitos anos, mas infelizmente o governo Brasileiro aprovou. “Seis ministros se comprometeram em não afetar o setor, mas nem isso o governo está cumprindo. Inclusive a assinatura da atual presidenta Dilma Russef”.

Perguntado sobre a inevitável exclusão da cultura do fumo ele diz: “nós não somos totalmente contra esta possibilidade, mas tem uma questão que precisa ser considerada. Enquanto as alternativas apresentadas para os pequenos agricultores que são fumicultores, anda a base de tartaruga, as restrições ao consumo estão andando como os carros de formula um, isso precisa ser equilibrado”. As estimativas é que o governo vai perder 9,1 bilhões em impostos, perda da renda de 185 mil pequenos produtores atingindo 870 mil pessoas no sul do Brasil. Outro assunto abordado pelo palestrante o grande incentivo ao comercio ilegal, hoje se estima que 30% dos cigarros vendidos no Brasil são contrabandeados. “A estrutura que existe já vem de 100 anos, o sistema que foi criado é um sistema integrado que dá segurança para quem produz e quer vender e precisa receber”, justifica Romeu.

Nenhum comentário: