Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vereador assume secretaria de Saúde


Klaus Dieter quer priorizar atendimento a idosos

O Vereador Klaus Dieter Diel (PMDB) fez seu último discurso na Câmara de Vereadores, na sessão na noite de segunda-feira, 28. Desde ontem ele é o novo secretário municipal de saúde. É o terceiro secretário que assume a pasta nos últimos dois anos. Já no primeiro dia, ele e o prefeito Ademar Dalfovo percorreram todas as unidades de saúde do município para se apresentar e conversar com os servidores.

Dieter falou que a sua experiência na Câmara, convivendo com vereadores de oposição, vai conseguir implantar um bom atendimento, “se for preciso vamos dar um passo atrás, para depois dar três passos á frente”. Uma de suas metas é levar um atendimento melhor, mais humanista, “precisamos ouvir. A pessoa não pode entrar com um problema e sair com dois”.
O novo secretário disse que espera a compreensão e colaboração da população, mesmo sabendo que o SUS é complicado e que o município não possui váris especialidades médicas. Ele pretende manter um bom entendimento com o Hospital e Maternidade Dona Lisete, e disse que tem respaldo do governo do Estado e do governo Federal, com apoio do Secretário Hugo, deputados Aldo e Peninha.
Diel destaca outras prioridades, como melhorar a frota de automóveis que prestam serviço á secretaria, e melhorar o ambiente de trabalho, “as pessoas que trabalham lá, estão dando o melhor para solucionar os problemas do cidadão”. Uma das situações mais preocupantes é em ralação aos plantões de obstetrícia no hospital, um impasse entre a administração e a direção atrapalha o atendimento de gestantes. “Não podemos permitir que as nossas mães não tenham os filhos em Taió, temos que sentar com o hospital, ouvir as reivindicações de uma forma cautelosa sabendo que é possível, só não será possível se orçamento não permitir”.

Klaus também pretende implantar um programa para atendimento prioritário a distribuição de medicamentos para pessoas com idade superior a 60 anos, com atendimento em domicilio. “Vamos fazer uma saúde exemplo, para o Alto Vale, quero que a população me olhe como uma pessoa capacitada e vou querer discutir a saúde de Taió, no dia a dia”.

Dieter diz que a população espera ação do gestor público, é isso que pretende desempenhar na nova função. Falou do repasse da administração para a saúde em 2010 que foi de 19,46 %, mas mesmo assim é pouco. “Vamos ter que priorizar algumas ações com urgência, como a questão de licença da equipe médica e de funcionários. Uma fisioterapeuta que se afastou por licença maternidade por seis meses, as pessoas que estão no lugar precisam trabalhar em dobro. A questão se ressonância, as pessoas precisam esperar muito tempo.” Disse que para melhorar isso vai manter convênio com o SIS Amavi, buscando agilidade nos atendimentos e reduzir a fila para tratamento em médicos especialistas.

Nenhum comentário: