Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Resumo da sessão em Taió

A vereadora Maria Clarice Gomes Matteucci(PSDB) iniciou o espaço de tribuna, falando sobre a visita da moradora Marta Bruner da Vila Mariana, que relatou os problemas de esgoto em sua propriedade, e que relatou seu caso aos vereadores. Em seguida falou sobre despesas feitas pelo município e citou diversos itens de consumo pagos pela Câmara de Vereadores no ano passado. Falou sobre a necessidade de fiscalizar as contas da prefeitura, mas também da Câmara de vereadores, e disse que foi feito compras exageradamente, no levantamento feito por ela, se comparado com o ano atual. Falou sobre a publicação das despesas que deveria ser feita pela internet, e do valor do contrato de R$ 4.500,00 reais por mês que foi renovado com a Rádio Educadora, e que é preciso rever se renova nos próximos períodos.

O vereador Paulo Ignácio Uhlmann (PR) assumiu a tribuna dando as boas vindas ao vereador Joãozinho Dalfovo, que está chegando novamente à Casa e disse da alegria em saber da nomeação de outro catarinense no alto escalão do governo federal, no caso do Ex-deputado Claudio Vignatti. Ele falou sobre o discurso da vereadora Clarice, que falou das despesas da Câmara, mas que também precisa ver as despesas da prefeitura, citando casos de falta de atendimento na saúde. Disse que Taió virou uma cidade desamparada, e do secretário de Obras que sempre faz o mesmo discurso de que amanhã vai resolver o assunto. Disse que não acredita neste modelo de gestão municipal que está sendo aplicada, e citou os casos do secretário Narciso, da Indústria e Comércio, e da pouca expressão da secretaria da assistência social. Pediu ajuda da vereadora Clarice, para continuar a fiscalização com ele, das contas e ações da prefeitura.

Ao ocupar a tribuna, o presidente da Câmara, Volnei Sandri (DEM), parabenizou a promoção da Rádio Verde Vale FM, que foi muito positivo, sem registro de conflitos. Comentou que não concorda com o Decreto Lei baixado pelo Prefeito, que estabelece o valor do ITBI, e buscaria amparo no setor jurídico, para que fosse utilizado o procedimento de lei ordinária para este fim. Sobre os comentários do SAMU, reforçou o questionamento do vereador Paulinho, da necessidade de atendimento imediato. Falou que embora o caso do acidente naquelas proximidades, o paciente foi levado com vida a Rio do Sul, mas não resistiu. Comentou sobre a necessidade dos agricultores e também sobre a manutenção dos resíduos de asfalto para que fossem mantidos na recuperação das estradas de Taió, e que foi destinado boa parte para grandes empresas da cidade. Comentou sobre a saída da empresa UNIFUMOS para a cidade de Pouso Redondo, onde recebe aluguel. Também defendeu que os vereadores tem a obrigação de fazer os requerimentos e vai exigir a resposta do prefeito, pois os vereadores estão fazendo a sua função.

Aristides Valentini (PSDB) falou sobre as atividades da secretaria de saúde, onde está iniciando as atividades do vereador Klaus Dieter Diel, à quem deseja boa sorte e sucesso. Falou sobre a necessidade de entendimento para resolver os conflitos envolvendo o setor de saúde, que exige entendimento. Falou sobre ofício do Deputado Jean Khulmann, que de manifestou sobre a visita recente dos vereadores Volnei Sandri e Iara Mariza Bonin à Florianópolis, e do resíduo de asfalto para permanecer em Taió. Agradeceu ainda o secretário Hugo Lembeck, da SDR de Taió, que se manifestou sobre moção da Câmara, desejando que o mesmo continue sendo dinâmico e cheio de boa vontade e disposição. Falou sobre a festa da Igreja Católica e dos discursos que foram feitos na tribuna pelos vereadores que o antecederam. Disse que os discursos e questionamentos dependem do lado que cada um está e aceita os questionamentos. Comentou que a vários anos, a administração pública está devendo à população, especialmente no calçamento de ruas. Comentou ainda sobre a saúde e educação, que tem problemas e recursos, mas que o maior problema está na secretaria de obras. Falou que percebe a má-vontade de alguns que estão naquela secretaria, e que se não estão contentes com seu salário, podem se afastar e procurar outra coisa pra fazer, pois as ruas estão numa calamidade. Teremos um grande prefeito, se estiver cercado de bons secretários. Concluiu dizendo que o mês de abril será um tempo certo para as respostas, pois é preciso ter coragem de fazer algumas mudanças. Inclusive com as férias do prefeito Ademar Dalfovo, quando assumirá o cargo interino o presidente Volnei Sandri, e que será um parceiro.

O vereador Edson Krueger, comentou sobre o sério problema enfrentado pelos agricultores e as fumageiras, com as manifestações de greve que estão ocorrendo, questionando a classificação do fumo. Disse que o comércio já está sentindo o problema, pois os fumicultores estão descapitalizados. Comentou que pode piorar muito ainda, porque a maneira que as coisas estão acontecendo, os produtores de fumo estão perdendo sua produção. Disse que os fumicultores tem razão de reclamar da classificação do fumo, mas questionou a maneira como as negociações estão em curso. Concluiu dizendo que não é acostumado a vir na tribuna falar de denúncias ou ataques, mas é preciso olhar a nossa casa, para poder criticar o vizinho, se referindo aos discursos feitos.

Iara Mariza Bonin falou sobre uma frase utilizada por muitos políticos, que é: Numa árvore que não dá fruto, ninguém ataca. Por isso, o prefeito Milton Hobus está se explicando sobre a notícia de sua cidade, veiculada a nível nacional. Sobre as despesas da Câmara de Taió, que foi objeto de fala anterior, lembrou que a Mesa Diretora atuou, e que tudo está às claras, as notas são de domínio de todos e não há o que esconder. TCE também tem conhecimento dos procedimentos adotados e parabenizou a vereadora Clarice, pela fiscalização, convidando-a a fazer o mesmo com a prefeitura, onde terá muito mais trabalho.

Falou sobre a assembléia da UCAVI no próximo sábado, que vai tratar do assunto dos produtores de fumo do Alto Vale, que estão se manifestando, para melhorar a classificação de seu produto, e da presença e apoio dos vereadores na busca de solução, que será realizada na cidade de Imbuia. Falou ainda no encontro estadual de mulheres parlamentares que será na cidade de Rio do Sul, no final de abril do qual faz parte como uma das organizadoras. Falou sobre as alterações climáticas que estão em curso, lembrando o fato de Mirim Doce e Passo Manso, ocorrido recentemente, e que parecia se o fim do mundo. Entretanto, disse ela, agora se vê a tristeza que ocorreu no Japão e restante do mundo, que são oriundos em grande parte das ações humanas.

Nenhum comentário: