Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Prefeitos criam comitê regional


Em assembléia geram na manhã de sexta-feira, os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, escolheram os representantes que vão integra o Conselho da Região Metropolitana. Foram escolhidos três prefeitos, que representarão os 28 municípios em questões relacionadas com a área metropolitana. O prefeito de Presidente Getúlio, Nilson Francisco Stainsack (PP), o de Taió, Ademar Dalfovo (PMDB) e o prefeito de Rio do Sul Milton Hobus (DEM).

Com a criação da região metropolitana, os municípios podem definir estratégias de ação em conjunto, como por exemplo, o sistema integrado de transporte coletivo, saneamento básico ou sistema viário. Com uma população estimada em 270 mil habitantes, representa 7% do território catarinense. Mas a maior vantagem está na aplicação de investimentos do governo federal, que priorizam as regiões metropolitanas, pelo maior aglomerado de pessoas.

Os financiamentos de grande porte também não priorizam municípios com menos de 20 mil habitantes. Outro assunto discutido foi a criação de uma Agência Reguladora de Saneamento outra exigência da lei das cidades que os municípios são obrigados a se adequar. A ideia apresentada pelos prefeitos e acatada pela maioria é a criação de uma Agencia em conjunto para baratear os custos e poder atender de forma adequada os municípios.

Nenhum comentário: