Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Peninha quem mudar o Brasão da República


Vários parlamentares Catarinenses participaram da audiência sobre as Consultas Públicas da Anvisa, deputados estaduais, federais, produtores de tabaco além de sindicalistas e vereadores. O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), arrancou aplausos em seu discurso. Peninha disse que caso as consultas publicas da Anvisa sejam aprovadas, ele vai sugerir um projeto de lei para mudar o Brasão nacional.

“O brasão da república em seu lado direito há um pé de fumo, então, vamos encaminhar um novo projeto a essa casa para mudar o brasão da república, que tem o pé de fumo ao lado do pé de café”. Ele citou que o cultivo de fumo faz parte da cultura do Brasil e que 80% da produção de tabaco é para exportação. “Se nós deixarmos de vender para a Europa eles vão comprar o cigarro de outro lugar, do Paraguai, da África ou de qualquer lugar do mundo.E nós em vez de exportamos vamos exportar emprego para outro lugar do mundo.” Peninha disse que não entende essa decisão, “temos a galinha de ovos de ouro, precisamos de dinheiro, para o PAC, para a saúde e isso é consumido lá fora, onde não fazem restrições”.

Mendonça comparou essa questão a Escócia, que é uma das maiores produtoras de whisky do planeta. “Imagine fazer uma campanha contra a produção de whisky, dizendo que não é para ninguém consumir, começando dentro da Escócia?”. O deputado foi mais além, “Eu prefiro fumar um cigarro a tomar um copo de whisky, ou um copo de cachaça, eu diria mais, não vi ninguém fumar um cigarro, chegar em casa e surrar a mulher, mas eu já muita gente bebendo e matando sim”. O deputado disse que há uma disparidade em duas questões; “Não sei quem gera mais imposto no Brasil, se é o cigarro ou a bebida, mas não vejo a intensidade de se acabar com a bebida como acontece com o fumo”. Finalizou arrancando mais aplausos, “é um crime contra nosso pequeno produtor, é um crime contra a economia do Brasil.”

Nenhum comentário: