Páginas

domingo, 27 de março de 2011

O caminho do progresso


Claudio Vignatti diz que os municípios devem estar preparados para captar recursos.

O Secretário Executivo do Ministério de Relações Institucionais da Presidência da República, Cláudio Vignatti, esteve ontem conversando com prefeitos da região. Junto com ele, uma equipe da secretaria atrelada a Presidenta Dilma Russef, explicou os caminhos para os prefeitos captarem recursos do Governo Federal. Acompanhou a comitiva, o deputado federal, Rogério Peninha Mendonça (PMDB), e os deputados estaduais, Jailson Lima da Silva (PT), Aldo Schnaider (PMDB) e Jorge Teixeira (DEM).

Vignatti, explicou a sua função no Governo Federal. “Tenho a missão de fazer essa capacitação para ajudar elaborar algumas preposições na busca dos recursos”. Ele falou que todos os municípios, estão credenciados a buscar recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. “O PAC abre novas possibilidades pra isso e os deputados federais, precisam estar afinados com o governo e ter a oportunidade de apresentar projetos estratégicos que muitas vezes o prefeito não tem dinheiro suficiente mais precisa buscar”.

O Secretário falou das obras da rodovia BR 470, que está na fase de licenciamento ambiental para depois ser duplicada, disse que a rodovia está bem conservada. Ele também abordou outro tema: os investimentos em ferrovias. Segundo ele o projeto já foi colocado no PPA e no PAC 1 e nos próximos dias, o projeto executivo vai ser licitado. Outra prioridade do governo é a construção de mais 2 milhões de casas. “Essas proposições que estamos construindo junto com o governo federal, são proposição que vão dentro de uma estratégia, de crescimento dentro do Brasil. As pessoas terão oportunidade de ter creche de qualidade, de moradia com o objetivo de fazer melhoria na qualidade de vida e na erradicação da pobreza. Tivemos um crescimento de 7,5 % no ano passado, batemos recorde na geração do emprego”.

Vignatti se mostrou otimista com a criação do Ministério da Pequena se Micro Empresas, que deve ser ocupado por ele, “precisamos ter políticas públicas bem desenvolvidas nos municípios, e essas políticas publicas dependem dos prefeitos. Ele falou da necessidade das prefeituras apresentarem projetos. “Não vão faltar recursos”. Claudio comentou sobre as possibilidades da região metropolitana, “uma região metropolitana já entra no programa minha casa minha vida com mais força e em Santa Catarina as vezes tem dificuldade, que é o lavor do terreno, que as nossas propriedades, de áreas urbanas valorizaram muito com o crescimento econômico do Brasil devido ao alto custo dos terrenos”.

Depois de fazer a explanação, a equipe Ministério apresentou em slides os procedimentos para os prefeitos, secretários e equipe técnica elaborarem os projetos. Uma equipe da empresa Logos Assessoria e Projetos também se apresentaram a disposição dos prefeitos interessados em buscar os recursos no governo federal.

Nenhum comentário: