Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Nova captação da Casan


O plenário da Câmara de Vereadores de Pouso Redondo foi palco de uma reunião para tratar da captação de água no município. A reunião aconteceu na quinta-feira, 24. Os principais assuntos abordados foram a apresentação das adequações do projeto relativo à nova adutora, a mostra da outorga prévia de uso do manancial Lageado Grande e a discussão sobre as exigências da Fundação Nacional de Saúde - Funasa em relação ao sistema de abastecimento de água à Prefeitura. O engenheiro Nerilton Nerilo, diretor técnico e gerente de projetos da Divisão de Projetos de Água da Companhia Catarinense de Água e Saneamento - Casan, apresentou o projeto atual, que será entregue à Funasa no dia 14 de abril. Para a concepção do projeto, foi revisado o estudo populacional e hidrológico de acordo com Estudo de Regionalização de Vazões.

No projeto, a operação do sistema é baseada no uso da captação do rio Lageado Grande com a vazão de 20 L/s; incremento de vazão da captação atual no rio das Pombas de até 7 L/s; melhora da qualidade da água – captação fora das áreas de cultivo de arroz (sem resíduos de pesticidas e fertilizantes); e melhora operacional – elevada turbidez na época de preparo das terras para o plantio. A situação do projeto modifica o planejamento hidráulico das adutoras e interligação com a estação de tratamento de água existente e estuda a captação no rio das Pombas (jusante da confluência do rio Lageado Grande), que aumenta a disponibilidade hídrica (vazão permitida de 44 L/s) e mantém a qualidade aproximada a do rio Lageado Grande.

O Prefeito Jocelino Amancio explicou que esta é uma oportunidade que o município não pode deixar escapar, já que a água continua sendo um problema em Pouso Redondo. O presidente interino da Casan, Adelor Vieira, concordou com o Prefeito, comentando que fundamentado nas conversas que teve com os munícipes, chegou à conclusão de que esta é uma solução que não deve ser adiada.

Nenhum comentário: