Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Jorge Teixeira em Brasília

AVALIAÇÃO

O deputado Jorge Teixeira (DEM) acompanhou a comitiva catarinense na capital federal, na quarta-feira. Ele fez um balanço da viagem, e disse que foi uma viagem muito proveitosa. Na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Ministério dos Transportes e Câmara dos Deputados, onde participou da implantação da frente parlamentar das ferrovias. Na Aneel, o deputado esteve reunido com o superintendente de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH), André Ramon Silva Martins, para pedir mais agilização nas liberações e outorgas para construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Santa Catarina. No encontro com o ministro dos transportes Alfredo Nascimento, obrou uma atitude mais concreta para a conclusão das obras de duplicação da BR 101, trecho sul.

Na implantação da frente parlamentar das ferrovias - onde ficou instaurado um grupo para tratar das questões ligadas ao desenvolvimento das linhas férreas no Brasil - Teixeira ficou entusiasmado com as perspectivas para o setor. Vê com grande satisfação a retomada dos investimentos, lembrando que através do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), estão previstos investimentos de R$ 225 bilhões para expandir a malha ferroviária no país, quando deverá passar de 29 para 40 mil quilômetros de linhas férreas.

O deputado destaca que em Santa Catarina vários trechos devem ser expandidos, entre eles 700 quilômetros entre o porto de Itajaí e a fronteira com a Argentina, que permitirá posteriormente a integração com o porto de Antofagasta, no Chile. Dentro deste mesmo investimento no Estado, previsto no PAC 2, há previsão da construção de uma linha que vai ligar o município de Dionísio Cerqueira (extremo-oeste), passando por Chapecó, até o porto de Itajaí. Perpendicularmente a esta linha será executada a ferrovia litorânea, que irá de Araquari a Imbituba. Jorge disse que a viagem a Brasília foi de muita importância, uma vez que voltou muito entusiasmado e com a sensação de que Santa Catarina terá muitos avanços nos próximos anos. “Estarei atendo para cobrar melhorias, mais conforto e segurança para todos os catarinenses,” conclui o parlamentar.

Nenhum comentário: