Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

A folia de Taió





Há 18 anos a cidade de Taió mantém o título de maior carnaval de rua do Vale do Itajaí. A festa que começou com um pequeno improviso, aos poucos foi ganhando contornos de festa grande. Hoje o carnaval Taioense recebe visitantes de todos os cantos do estado e principalmente da região do Alto Vale. Um grande público se fez presente nos três dias do evento, que neste ano aconteceu na rua Coronel Feddersen. A festa sempre acontece no sábado, domingo e segunda-feira, que antecede o feriado de carnaval.

A festa hoje de divide em duas, uma na rua e outra em um estacionamento. O público da rua se diverte ouvindo e dançando ao som das bandas no palco principal, enquanto que a turma do estacionamento se diverte ouvindo som automotivo num volume altíssimo. Mas o ponto alto da festa é o desfile dos blocos, que este ano ganharam um incentivo financeiro pela participação. O desfile também leva as famílias à avenida, idosos e crianças juntam-se aos foliões para comemorar a alegria.

Ontem foi o último dia da folia, com o desfile dos sete blocos inscritos. Também é o dia da premiação das melhores fantasias. Para participar, alguns dos componentes do bloco precisam estar fantasiados. Foram aceitos blocos com no mínimo 20 pessoas. Uma escola de samba, com mais de 200 componentes, da cidade de Curitibanos fez uma apresentação especial.

O bloco Unidos da Obra Kolping, representando o bairro Vila Mariana foi o campeão deste ano. O segundo lugar ficou com o bloco Las Bonitas da cidade de Taió. O estreante, Heróis do Planeta ficou na terceira colocação. No desfile da fantasias foram premiadas quatro categorias. No feminino luxo venceu Cristiane Pereira e na originalidade Iara Rosa. Na categoria luxo masculino Ademir de Quadra foi o melhor e Neri Fernandes foi melhor na categoria originalidade.

Nenhum comentário: