Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

China tem ‘embaixador’ na AL

No AN de ontem:

Sócio de empresa de negócios com o país, deputado já fez cinco viagens
O deputado estadual Jailson Lima (PT) é sócio da Asian Trade Link, empresa especializada em intermediar negócios entre empresários brasileiros e chineses. Coincidência ou não, o deputado petista se tornou uma espécie de embaixador da China na Assembleia Legislativa. Desde 2007, Jailson Lima já viajou cinco vezes para o país asiático em missões oficiais bancadas pelo Legislativo. Nas agendas, reuniões de empresários catarinenses com empresas chinesas interessadas em negócios no Estado.

A última dessas viagens acabou na sexta-feira. Acompanhado pelos deputados Gelson Merísio (DEM), presidente da Assembleia, e Kennedy Nunes (PP), Jailson participou de um roteiro de nove dias na China e na Coreia do Sul, junto com empresários catarinenses interessados na venda de soja para os asiáticos a partir do porto de São Francisco do Sul.

A justificativa para a presença de parlamentares em uma negociação privada teria sido a exigência chinesa de aval governamental. Na viagem, os três deputados da comitiva assinaram o compromisso para um investimento de R$ 200 milhões em São Francisco. A empresa chinesa Hopefull Grain & Oil pretende construir, em consórcio com empresários da cidade, dois berços portuários e um armazém para estocar soja.

Segundo o empresário Alberto Raposo de Oliveira, o Beto Caroço, que liderou a comitiva, os chineses já importam quatro milhões de toneladas do grão. Mais do que os negócios que possam ter sido fechados após as viagens à Ásia, chama atenção o possível conflito de interesses de Jailson – deputado e sócio de uma empresa que faz a intermediação de negócios chineses no Brasil.

Nenhuma das cinco viagens oficiais do petista à China teve presença de representantes do governo de SC – poder responsável por assinar acordos comerciais. Um parlamentar – e de oposição, como ele – não pode mais do que assinar protocolos de intenções.

Nenhum comentário: