Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

As mulheres poderosas do Alto Vale


Anne, prefeita interina de Trombudo Central

Dos 28 municípios da região do Alto Vale do Itajaí, apenas três tem mulheres no comando. Em Lontras, a prefeita Martina Zucatelli (DEM) vem se destacando em sua gestão. No município de Mirim Doce, a prefeita Maria Luiza Kestring Liebsch (PMDB) venceu dois homens no pleito de 2008. Na cidade que tem dona até no nome, Edna Beltrama Gesser (PMDB) comanda Dona Emma há duas legislaturas. Na última eleição, venceu por apenas dois votos, mas garantindo a reeleição. Duas vices-prefeitas encabeçam as administrações dos municípios de Ibirama e Trombudo Central. No vale norte, Ingeburg Fritsche Krause do PP é vice do prefeito Duílio Gehrke (DEM) e a ex-vereadora Hanelore Hedler (PSDB) é vice de Silvio Venturi (PMDB) em Trombudo Central.

Dona Ane como é conhecida governa o município interinamente pela terceira vez. Ela é um belo exemplo de ocupação feminina na política. Diz que nunca gostou ou se interessou por política, mas lembra quando foi convidada para ser candidata a vereadora. A insistência de amigos tocou seu coração, e isso a fez mudar de idéia em 1999 quando foi eleita. “Foi uma surpresa, nunca pensei que seria uma vereadora e para minha maior surpresa fui uma da mais votadas”. Ela cumpriu o mandato de 2000 a 2004, quando disputou a reeleição, mas desta fez faltou 10 votos. Anne conta que não ficou chateada, e se orgulha em dizer que jamais gastou dinheiro pra comprar votos.

A professora, também acredita que as mulheres podem “dominar o mundo”, e a presença feminina na política valoriza a própria classe política. “Eu vejo a mulher mais persistente, mais batalhadora, detalhista. Não podemos fazer tudo o que o homem faz, mas a mulher aos poucos esta se sobressaindo, tem até uma música que diz que a mulher vai mandar no mundo”. Na prefeitura a vice tem o seu próprio gabinete, “eu tenho minha sala, e trabalho diariamente aqui, em todas as áreas, assistência social, saúde, educação e onde precisarem de mim, estou junto”.

Nenhum comentário: