Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Quem fica com as SDRs?


O PMDB pode ficar com três das quatro Secretarias de Desenvolvimento Regional do Alto Vale do Itajaí.

O governador Raimundo Colombo deve anunciar na próxima semana os nomes dos 36 secretários regionais. Com o PMDB ficará a maior parte da cota, 14 vagas. Para o DEM e o PSDB, 10 cada um e as outras duas para o PPS e PTB. No Alto Vale do Itajaí, das quatro SDRs apenas em Rio do Sul há consenso entre os partidos, o atual secretário Ítalo Goral do PMDB deve manter-se no cargo. Ítalo tem o apoio do prefeito de Rio do Sul Milton Hobus que é o principal articulador do DEM junto ao governador.

Hobus aposta que cedendo em Rio do Sul o DEM assume a SDR do Vale Norte. Em Ibirama a disputa está entre o DEM do ex-prefeito Genésio Ayres Marchetti e o PMDB de Aldo Schneider. Ayres tem apoio de empresários e prefeitos da região. Os dois mandatos como prefeito teve um ótimo respaldo popular, além disse fez o sucessor. Aldo, que foi secretário indicou Osvaldo Tadeu Beltramini, que tem o apoio do ex- deputado João Matos, e do deputado federal Rogério Mendonça.

Na SDR de Ituporanga, a permanência de Elias Souza (foto) a frente da Regional é tida como certa pelo PMDB. Elias aposta que o próprio governador já ter declarado que os cargos deveriam obedecer em primeiro lugar a competência técnica. Neste quesito a experiência de Elias (8 anos) somada a aprovação do trabalho executado pela SDR Ituporanga, com aprovação popular, além de já ter sido por duas vezes a mais atuante das 36 regionais do estado contam pontos a favor do professor. Especula-se que o atual prefeito de Vidal Ramos, Nabor José Schmitz (DEM) deva assumir a função por dois anos. O PSDB também briga pelo cargo em Ituporanga.

Na SDR de Taió, aparecem os nomes do ex-prefeito de Salete Hugo Lembeck (PMDB) e do presidente do DEM do município de Taió, Moacir Oenning. Hugo está mais próximo do cargo já que foi um dos coordenadores da campanha de Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira. Moa Oenning, tem como vantagem um bom relacionamento com prefeitos e vereadores além de coordenar as eleições na região de Taió. PSDB mantém o comando da Secretaria, e pelo menos dois nomes disputam internamente a indicação, o atual secretário Ido Mêes, o ex-Gerente de Saúde da SDR Tercílio Bonési.

Nenhum comentário: