Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Peninha adere à Frente Parlamentar da Pesca


Uma das atividades mais rentáveis de Santa Catarina, mesmo que por vezes esquecida, tem agora um novo defensor. O Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB) assinou, na quinta-feira (10), ficha de adesão à Frente Parlamentar da Pesca e Aqüicultura na Câmara dos Deputados. De acordo com Peninha, a atividade tem crescido 6,5% ao ano e, com incentivos do Governo Federal, tende a se firmar como uma alternativa de renda viável à pequena propriedade.

Santa Catarina produziu, no ano passado, mais de 26 mil toneladas de pescado. Desse montante, 87% vêm da agricultura familiar. Considerada uma média de três reais por quilo, quase 80 milhões de reais chegaram às mãos dos produtores. Para o Deputado Peninha, o valor é alto e, também por isso, merece mais atenção. “Além de garantirmos a permanência dessas pessoas na atividade, conseguimos uma boa arrecadação de tributos ao governo. Com o gradativo crescimento da ‘cultura do peixe’, como é chamada, teremos cada vez mais recursos para investirmos na produção”, salientou.

Além de ser a casa dos produtores, Santa Catarina também é sede de empresas que fabricam ração para peixes e equipamentos, indústrias de beneficiamento do pescado e um comércio varejista que cresce a passos largos. Com Ideli Salvatti à frente do Ministério, a atividade tem boas chances para deixar de ser coadjuvante no cenário econômico do Estado.

Nenhum comentário: