Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

LHS defende a descentralização do Brasil


Senador quer levar proposta de SC por todo o Brasil

A principal prioridade do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) neste seu primeiro mandato será trabalhar pela descentralização do Brasil. O parlamentar informou que, quando governador de Santa Catarina (no período de 2003 a 2010), o estado deu um salto com a descentralização promovida por ele. “Em oito anos a economia duplicou, a arrecadação triplicou e o comércio exterior também triplicou”.
Além de descentralizar os recursos, a proposta de Luiz Henrique passa pela descentralização das ações. Deu exemplo de Santa Catarina, onde promoveu a descentralização das ações, depois de constatar que o interior do estado estava ficando esvaziado em virtude de as famílias procurarem o litoral. Foi criada uma secretaria e um conselho de desenvolvimento regional em cada um dos 36 espaços microrregionais definidos.
“É uma proposta de descentralização da gestão nacional. Nós vivemos o drama de termos um Brasil de Brasília, apartado do Brasil dos Brasis. Um Brasil que quer decidir aqui aquilo que tem que ser decidido lá, no Município, na região, no Estado. De modo que nós precisamos reler aquele projeto e precisamos reafirmar as nossas convicções de que, só com uma nova pactuação, só com um novo pacto federativo, nós vamos poder alavancar este País rapidamente para ser uma nação do Primeiro Mundo.” Disse em discurso no Senado.

Nenhum comentário: