Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O que é BLOG?

O Blog surgiu do termo “Web log”, “login na web”. É um site com formatação simples, que permite a atualização rápida a partir de acréscimos de artigos, textos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, as últimas informações aparecerem “em cima” da página da web.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários on-line, podendo combinar textos, imagens, vídeos e links. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem.

A linguagem utilizada pelos blogueiros foge da rigidez da praticada nos meios de comunicação deixa o leitor mais próximo do assunto, além da possibilidade do diálogo entre comunicador e audiência. Grande portais de notícias veiculam com freqüência informações de blog e dão crédito ao jornalista.

O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, conseqüentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores. A maioria dos grandes jornais, revistas e colunistas do mundo possuem blogs.

A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

Nenhum comentário: